5/11/2024
Nayara Rosolen – Equipe CNU
As sedes do Garcez e Divina Providência da Uninter, no centro de Curitiba (PR), foram tomadas por estudantes da rede pública da capital e da região metropolitana para o Aulão Pré-Enem Uninter e para a final do Debatedores Nota Mil 2024, realizados na manhã de 1º de novembro, às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais de três mil jovens acompanharam de forma presencial ou remota, através da transmissão do canal do Youtube do Grupo Uninter.
O evento, mantido pela Fundação Wilson Picler (FWP), aconteceu no auditório do edifício Garcez e foi conduzido pelo professor da Escola Superior de Educação, Humanidades e Línguas (ESEHL) e mestre de cerimônia, Bruno Simão. Participaram presencialmente 55 colégios de 11 municípios, que somaram mais de 1,2 mil estudantes, pela primeira vez acomodados nos dois prédios do grupo educacional.
O CEO do Grupo Uninter, Marco Eleuterio, o presidente da FWP, Jorge Bernardi, o diretor administrativo da Uninter, Moacir Gomes, o coordenador do Pré-Enem Uninter, Marlus Geronasso, a diretora da ESEHL, Dinamara Machado, a diretora da Escola Superior de Gestão Pública, Política, Jurídica e Segurança (ESGPPJS), Débora Veneral, o diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios (ESGCN), Elton Schneider, e o professor Antonio Thadeu Wjociechowski marcaram presença na abertura.
“É uma honra a Uninter apoiar esse belíssimo evento que acontece todos os anos e que tem um trabalho gigantesco que a gente não enxerga. Só enxergamos esse momento e as aulas que são postadas na plataforma virtual, mas temos um trio imbatível aqui: Jorge, Marlus e Thadeu, orquestrando um grande time de professores apaixonados. Obrigado pelo empenho de vocês. Eu desejo, de coração, que vocês façam uma excelente prova e tenham um excelente desempenho no Enem”, declarou Eleuterio.
Por mais de quatro horas, os estudantes receberam dicas sobre as áreas de ciências humanas, ciências da natureza, matemática, linguagens e redação. Neste ano, o preparatório para o Enem se tornou nacional e contabilizou mais de 440 mil alunos ativos, de vários estados do Brasil. O coordenador do projeto, Marlus Geronasso, percorreu 179 colégios ao longo do ano, nas mais diferentes localidades, do centro à zona rural.
Excelência em argumentação
Seis colégios conquistaram uma vaga na final do Debatedores Nota Mil 2024, em busca do troféu e de bolsas de estudo 100% gratuitas para a graduação. Foram os estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP) que voltaram para a escola com a medalha de ouro dessa edição. Seguido do Colégio Estadual Arlindo Carvalho de Amorim (193.6 pontos), em segundo lugar, e o Colégio Estadual Professor Dom Orione (188.4 pontos), na terceira colocação.
Os Colégios Narciso Mendes, Colégio Estadual Santa Cândida e Colégio Estadual Francisco Zardo recberam as placas de honra ao mérito pelo 4º, 5º e 6º lugar, respectivamente. Os 20 estudantes que mais se destacaram e foram indicados pelos colégios também receberam uma medalha.
“É uma atividade que já estamos realizando há vários anos, adquirimos experiência e os alunos adoram, então todos estão muito felizes. Agora eles vão escolher uma carreira, o ensino superior é um momento de muita emoção e expectativa. E a Uninter está colaborando com esses estudantes. Desejo boa sorte a todos e vamos na emoção e na certeza de que vamos vencer. Vocês vão ter muito sucesso na vida de vocês escolhendo uma profissão”, desejou o chanceler da Uninter, Wilson Picler, aos estudantes.
Para a entrega dos prêmios, além de Picler esteve o presidente da FWP, Jorge Bernardi, os diretores de escolas superiores Dinamara Machado, Elton Schneider e Débora Veneral, e o presidente do Conselho da TV Profissão, João Carlos Peters, para a entrega dos prêmios, que foram anunciados por Marlus Geronasso.
“O projeto visa, necessariamente, mostrar a excelência da escola pública, porque muitas vezes a rede pública é atacada das diversas maneiras, muitas vezes por quem não tem a mínima condição de entender o cotidiano e as vivências da escola pública. Então, esse projeto visa também valorizar e dar voz aos estudantes. Por isso, o Debatedores é o desfile das linguagens, da oralidade, da pesquisa, da extensão e da busca pelos argumentos em função dessa nota mil, que é o grande sonho do estudante”, salienta o coordenador .
Para Bernardi, ao apoiar e manter ambos os projetos, a FWP está cumprindo o dever de amparo à educação. “Temos aqui os melhores professores de cursinho preparatório e milhares de estudantes estão acompanhando em todo o Brasil. Nesse sentido, nós queremos agradecer a todos os que contribuíram para o sucesso desse aulão”, declarou o presidente.
A solenidade ainda contou com um show de rock no intervalo. A banda foi composta pela diretora Dinamara, os professores Florinda Pimentel, Jeimely Bornholdt, Alysson Siqueira e Elzério da Silva Junior, e a estudante de licenciatura em Música e assistente de operações acadêmicas na ESEHL, Izabela Mahayn. O momento foi comandado pelos professores Renata Garbossa e Edvaldo Rando Junior.
Estudantes Nota Mil
O estudante do Colégio Estadual Dom Orione, Enzo Fidelis, de 14 anos, explica que a instituição realizou um preparativo dentro da escola, com debatedores internos. No entanto, “não imaginavam a dimensão” do evento. Para o jovem, a habilidade de comunicação foi o que mais desenvolveu no período, já que antes mal conseguia apresentar um trabalho e hoje se prontifica a ser um dos primeiros a falar. Do processo, Enzo leva “muito carinho por todas as memórias boas” que construiu com os colegas debatedores.
“É muito, muito gratificante saber que a gente conseguiu chegar tão longe e ter a nossa mente tão aberta para conseguir debater. Antes eu não tinha nenhum conhecimento geral dos temas e, assim que eu entrei, csonsegui ter uma dimensão muito maior do que seriam, de como são trabalhados e agora tenho um conceito muito maior. Antes, por exemplo, eu não queria fazer Enem e eu estou determinado a ano que vem já ir como treineiro”, afirmou.
Bianca Scarante, de 17 anos e também da equipe do Dom Orione, conta que a equipe passou noites estudando, realizando pesquisas e praticando a oratória de modo geral. A estudante afirma que todos se uniram e se ajudavam, o que proporcionou muitos conhecimentos e a construção de uma fala na qual conseguem se expressar e demonstrar a opinião que possuem.
“Foi um passo muito grande que demos. Eu, que estou no terceiro ano, já estou bem feliz, porque, querendo ou não, estudamos e criamos repertório para isso, então estou me sentindo muito preparada para a redação do Enem. Contribuiu muito para cria repertório, argumentação e ajudar também no conhecimento geral que levamos para toda a vida”, garantiu Bianca.
Guilherme Batista, de 17 anos, também participou como debatedor na final, representando o Colégio Estadual Professor Narciso Mendes. O estudante explica que as partes dos debates são formuladas na mesma estrutura de uma redação, por isso colabora com a prática para o exame. “Está sendo uma experiência muito boa para a nossa evolução, principalmente na questão de oratória. Temos que falar para outras pessoas e diante de uma certa pressão, que é ganhar os pontos dos jurados”, avalia Guilherme.
Durante todo o processo do Debatedores Nota Mil, o também estudante do Colégio Narciso Mendes, Gabriel Costa, de 17 anos, precisou enfrentar um dos maiores medos, a timidez. Obstáculo que foi ultrapassado pela coragem de estar no palco e falar para milhares de pessoas. “Eu posso ter cometido alguns erros, mas ainda consegui e estava ali de pé para uma grande plateia. Tudo o que a gente fala, também escreve. Isso nos ajuda a praticar e desenvolver com o tempo, [como] na questão da pontuação”, finaliza Gabriel.
Edição: Larissa Drabeski
Créditos do fotógrafo: Nayara Rosolen