Estruturas dos programas

A atuação da Fundação Wilson Picler prevê uma estrutura de apoio aos projetos de interesse, os quais deverão ser inscritos sob a tutela de programas gerais. Como forma de melhor organização das ações de fomento, estão propostos 6 (seis) programas:

Programa de Bolsa Discente (PBDIS)

Visa a concessão de bolsa integral ou parcial para alunos dos programas de mestrado. Os alunos que desenvolverem projetos que sejam de interesse da UNINTER Educacional S/A, de acordo com o que rege o estatuto e que estejam alinhados com o desenvolvimento de novas tecnologias, poderão cursar o mestrado com bolsa integral ou parcial, dependendo do tipo de projeto e da modalidade. Dessa forma, a Fundação Wilson Picler estipulará as linhas de pesquisa nas quais os alunos deverão desenvolver seus projetos.

Programa de Fomento a Convênios e Internacionalização (PCINTER)

Visa o incentivo ao estabelecimento de convênios com outras instituições, nacionais ou internacionais, como incremento às atividades de parcerias com universidades, na condução conjunta de projetos de pesquisa, incluindo a concessão de bolsas de estudo a alunos para tais projetos.

As ações no sentido de promover a internacionalização preveem a estada de professores dos programas de mestrado em universidades no exterior, para firmar convênios ou acordos de cooperação, desenvolver projetos em parceria envolvendo grupos de pesquisa, ou mesmo para um estágio de pós-doutoramento.

A internacionalização também prevê a estada de alunos em universidades no exterior para a continuidade de pesquisas de interesse dos programas de mestrado, ou mesmo a partir de desenvolvimento de atividades conjuntas de grupos de pesquisa.

Programa de Aquisição de Equipamentos (PAEQ)

Visa a compra por parte da Fundação Wilson Picler de equipamentos necessários ao desenvolvimento de pesquisas e para construção de laboratórios, de acordo com o que prevê o estatuto. A compra de equipamentos específicos pode ser facilitada com a isenção de impostos, conforme a legislação vigente.

Os equipamentos farão parte do patrimônio da Fundação Wilson Picler, a qual concederá tempo de uso para os pesquisadores interessados. Dependendo da concorrência de utilização, a Fundação Wilson Picler estabelecerá uma agenda de sessões para organizar o uso do equipamento pelos pesquisadores. O pesquisador que utilize um equipamento é responsável por ele durante o seu uso, devendo deixar em condições ao final de cada sessão de utilização.

Programa de Incentivo a Promoção e Organização de Eventos (PEVEN)

Contempla o incentivo a congressos e seminários, eventos de iniciação científica, com relação ao custeio da vinda de palestrantes nacionais ou internacionais.

Programa de Apoio a Participação em Eventos Nacionais (PENAC)

Incumbe-se do apoio a pesquisadores para participação de congressos nacionais, por meio do custeio de despesas de passagem e estadia. Os congressos devem ser relevantes e de interesse para o desenvolvimento dos projetos dos grupos de pesquisa em que estão envolvidos tais docentes.

Programa de Assistência Social (PAS)

Visa o apoio às iniciativas voltadas ao atendimento de projetos e serviços socioassistenciais, contemplando proteção social básica, inclusão social e digital, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, bem como a formação para o trabalho e inclusão produtiva e combate à pobreza.