Projeto Biodigestor

O projeto “Estabilização de matéria orgânica e biodigestão controlada por inteligência artificial para produção de fertilizante, de energia e recuperação ambiental” é realizado pela Fundação Wilson Picler por meio de uma parceria da Rede Cooperativa de Pesquisa (RECOPE) entre laboratórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A coordenação do projeto é do professor-doutor Cezar Paglia, juntamente com o Grupo de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (GITS) da Uninter, este sob coordenação do professor Marcos Proença e vice-coordenação da professora Thaisa Nadal.

A pesquisa visa ao desenvolvimento de processos, de tecnologia e inovação, voltados ao atendimento das necessidades para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU. Contempla três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo os eixos:

Já em um primeiro momento, o projeto possui carta de interesse da Associação Paranaense de Agroecologia (AOPA) e atenderá a cerca de 410 famílias vinculadas.

Também tem como objetivo o atendimento das necessidades para cumprimento do Decreto Federal nº 10.375, de 26 de maio de 2020, sobre o Programa Nacional de Bioinsumos. E, ainda, a Lei Estadual nº 16.751, de 29 de dezembro de 2010, sobre o Programa Paraná Mais Orgânico, que institui de forma progressiva a merenda escolar orgânica no âmbito do sistema estadual de ensino fundamental e médio. Além disso, o projeto atua na recuperação de áreas de entorno e plantio de vegetais orgânicos.