Adoção – Curso Online Para Pretendentes a Adoção

O Encontro de Preparação On-line para Pretendentes à Adoção – realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná, pelo Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude e pela Coordenadoria da Infância e da Juventude em parceria com a UNINTER. Contou, ainda, com o apoio da Escola da Magistratura do Paraná, Associação dos Magistrados do Paraná, Equipe Técnica do Núcleo Psicossocial de Apoio às Varas da Infância e da Juventude de Curitiba, Comissão Estadual Judiciária de Adoção, Conselho Nacional de Justiça, Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude, Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção e Grupo de Apoio à Adoção Consciente. A Lei 12010/09, Lei nº 12.010, de 3 de agosto de 2009.. Dispõe sobre adoção; altera as Leis nos 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, estando vigente em nosso pais, traz acerca da inscrição de pessoas interessadas na adoção de crianças e adolescentes, deverá ser precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica, implementado pelas equipes técnicas da das Varas da Infância e Juventude. Também incentiva e dá a importância aos Encontros de preparação. Assim, levando em consideração a fragilidade das estruturas das Varas da Infância de todo o pais, o Tribunal de Justiça do Paraná idealizou o Encontro de Preparação On line. Esta atividade não substitui os Encontros presenciais e nem toda a avaliação das equipes técnicas das Comarcas. O Encontro On line foi uma estratégia a mais, enfatizando que os pretendentes precisam estar sensíveis e abertos ao aprendizado da condição de receberem um filho pela via da adoção. O projeto foi idealizado para ser realizado em formato telepresencial. A edição especial, foi necessária devido à situação de pandemia e a equipe da Escola de Polos, do Centro Universitário Internacional Uninter,  providenciou a utilização da plataforma virtual de aprendizagem – AVA Univirtus, para que o curso tivesse um formato on-line e interativo, deste modo, os participantes puderam acompanhar a transmissão das palestras ao vivo e postar suas dúvidas no chat. Durante a realização do curso, os pretendentes são submetidos a um questionário que apontam dados relevantes acerca do perfil de cada pretendente a adoção, localidade, gênero entre outros dados que serão aprofundados durante a pesquisa proposta. Seu alcance teve ampliação da abrangência a partir, entre outros indicadores, da parceria com a UNINTER, que possibilitou a participação não só de postulantes, mas também pessoas interessadas em orientações e estudiosos do tema. A partir dos relatos dos participantes e dos profissionais que acompanharam, levantou-se que a avaliação foi positiva e com indicativo de que se amplie os depoimentos, pois os participantes se identificaram com os relatos das pessoas que já tiveram experiência com adoção e que expõem suas histórias. As avaliações recebidas, também, reforçam a qualidade das palestras e do aprendizado dos participantes. o curso somou mais de 7 mil participantes até maio de 2021.