Projeto Biorrefinaria

O Projeto Biorrefinaria, coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Baroncini Proença, tem a finalidade de desenvolver uma biorrefinaria modular, dentro do conceito de economia circular, tecnologia sustentável e de baixo custo. A iniciativa visa promover a conversão de resíduos agropecuários e urbanos em soluções de alto impacto econômico e social, por meio de processos inovadores, como a estabilização de matéria orgânica, biodigestão controlada por I.A. e processo de oxidação avançada (POA). Destacam-se como resultados previstos a geração de insumos seguros para alimentação ou produção de ração animal, fertilizante orgânico, biogás, energia elétrica e hidrogênio verde.

Desenvolvido de forma cooperada, acontece por meio da Rede Cooperativa de Estabilização de Matéria Orgânica e Geração de Biogás (RECOOP EMOB), liderada pelos Profs. Drs. Marcos Baroncini Proença e Edmilson Cezar Paglia. A rede reúne pesquisadores e pesquisadoras do Laboratório de Biorrefinaria da Fundação Wilson Picler, do Grupo de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade da UNINTER (GITS-UNINTER), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTPR Medianeira) e por parceiros internacionais do Instituto Politécnico de Bragança de Portugal (IPB), da Universidad del Nordeste (UNNE-ARG) e da Universidad de La República de Uruguay (URU).

A iniciativa ainda conta com as parcerias do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR) e da empresa Global Sistemas de Sustentabilidade Ltda., fortalecendo a conexão entre pesquisa, inovação e aplicação prática.

Está alinhada ao Decreto Federal nº 10.375, de 26 de maio de 2020, que instituiu o Programa Nacional de Bioinsumos, e ao cumprimento do Programa Paraná mais Orgânico, dentro da Lei Estadual nº 16751, de 29 de dezembro de 2010. Ainda vai de encontro aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU):

Além disso, o projeto já possui cartas de interesse da Associação para o Desenvolvimento da Agroecologia (AOPA) e do município de Tijucas do Sul-PR.