3/10/2025
Madson Lopes – Equipe CNU
Dos 248 inscritos, 14 finalistas da quinta edição do Prêmio Top Inovação Uninter 2025 realizaram a defesa oral de suas ações inovadoras em uma transmissão ao vivo pelo canal da TV Profissão no YouTube. Realizada em 20 de setembro, essa última fase consistiu em uma apresentação perante uma banca avaliadora, onde cada candidato teve a oportunidade de detalhar os objetivos e o impacto social de seus projetos.
Organizada pela área de Pós-graduação da Uninter e mantida pela Fundação Wilson Picler (FWP), a premiação busca dar visibilidade a projetos que promovam transformação real na sociedade. Participam pessoas físicas e jurídicas de todo o país, já que o critério é não possuir vínculos com a Uninter ou com a FWP. “Pessoas que trabalham em prol de melhorias em processos e serviços, desejando alcançar benefícios para a sociedade, precisam e merecem ser premiadas”, destacou Thaís Marion, membro da comissão organizadora, durante a abertura das apresentações.
Em quase cinco horas de apresentação, a defesa oral contou com os projetos mais bem classificados nas seguintes categorias: Empresa, Indústria, Pessoa Física, Setor Público e Terceiro Setor. Na prática, essas categorias envolvem áreas como arquitetura, design, logística, engenharia, tecnologias, gestão pública, educação, direitos humanos e meio ambiente.
Os finalistas foram avaliados por uma banca formada por três professores da Pós-Graduação da Uninter, das respectivas áreas dos finalistas, além de um convidado externo. A partir de agora será feito um compilado das notas para definir os ganhadores.
À frente da iniciativa, Álvaro Crovador afirma que a diversidade de temas dos projetos apresentados demonstra como diferentes setores da sociedade podem atuar para garantir melhorias na qualidade de vida da população. “Pudemos notar a preocupação dos participantes com a questão social, seja ela com o ser humano ou com a natureza, que também reflete na qualidade de vida. Isto pode ser visto pela quantidade de ações voltadas para a educação, direitos humanos e meio ambiente”, disse.
A expectativa agora se volta para o dia 8 de novembro, quando os vencedores de cada categoria e o grande vencedor geral serão anunciados numa cerimônia no campus Divina da Uninter, em Curitiba, também transmitida pela internet a partir das 9h. O dia da premiação, segundo Crovador, é uma oportunidade para “celebrar o esforço e o talento de cada um, mas também para compartilhar experiências, trocar ideias e descobrir caminhos que podem inspirar e melhorar ainda mais seus projetos”, disse convidando todos os finalistas a se juntarem à celebração.
Conheça os finalistas de cada categoria
Empresa — Comunicação Unificada com Passageiros, de Marcel Minotelli; Conexão Família e Escola, de Bruna Maria Barbosa da Silva; e Inovação na Construção Civil dos EUA, de Clayton Melo de Souza.
Indústria — Identificação de Carregamento, de Welington Portes Dias; Conecta Mais Ferramentarias, de Arthur Gabriel da Silva.
Pessoa Física — Cientistas do Amanhã, de Raíssa Castro Schorn; Oficina: Violão Popular Coletivo em Contexto, de Daniel Pereira das Neves.
Setor Público — Toledo que Cuida, Toledo que Emprega, de Rodrigo Cristiano Oliveira de Souza; Polícia Militar Mirim, de João Paulo Silva Dantas; Mutirões de Manejo Florestal no Parque Nacional da Tijuca e Plantio de Espécies Nativas em Áreas Degradadas, de Igor Faffar.
Terceiro Setor — PROVOPAR em Ação, de Patrícia Luciane Santos de Lima; PENSARE Conecta, de Victor dos Santos Azevedo; Movimento Re-Viva Ligeiro, de Ramon Cardoso Noguchi; e SENAI Play, de Laíse Caldeira Pedroso
Os vencedores de cada área recebem o troféu e um curso de extensão Uninter. Já o vencedor geral, além do troféu, recebe uma bolsa de pós-graduação integral em um dos cursos lato sensu da instituição.
Edição: Larissa Drabeski
Créditos da fotografia: Reprodução do Youtube