30/09/2025
Renata Cristina – Equipe CNU
A Assembleia Legislativa do Paraná foi palco da semifinal da 4ª edição do Debatedores Nota Mil Uninter. Realizado no dia 26 setembro, o evento promovido pela Fundação Wilson Picler e Instituto Eureka, com o apoio da Uninter, reuniu estudantes da rede pública de ensino de Curitiba (PR), com o objetivo de preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os colégios estaduais João de Oliveira Mazzarotto, Alcyone Vellozo, Dom Orione, Jayme Canet, João de Oliveira Franco e o Colégio Estadual do Paraná foram representados por 60 debatedores, além de estudantes que compuseram a torcida de cada instituição.
O debate contou com a mesa de jurados composta pelo diretor da Escola do Legislativo, Jeulliano Pedroso; o coordenador do Núcleo da Infância e da Juventude, Fernando Redede Rodrigues; o coordenador do curso preparatório para o Enem da Uninter, Marlus Geronasso; o ex-comandante e chefe da divisão de educação do Colégio da Polícia Militar do Paraná, Marcelo Toniolo de Oliveira; e pelo assessor da Diretoria da Uninter, Antonio Thadeu Wojciecowski.
Foram debatidos os temas “Influência das redes sociais nas eleições brasileiras – liberdade de expressão ou risco à democracia?” e “Exploração da Amazônia – desenvolvimento econômico ou ameaça ambiental?”. Para a argumentação, os grupos foram sorteados entre posição contrária e favorável, e avaliados com os critérios de clareza de argumentação, domínio do tema, respeito ao tempo de fala e capacidade de contra-argumentação.
O coordenador Geronasso destaca a importância do projeto para o aprendizado e também o simbolismo que o espaço do debate possui. “O projeto Debatedores Nota Mil é um reforço a redação do Enem. A estrutura do projeto se fundamenta exatamente nisso. A intenção de observar a oralidade desses meninos e meninas dentro dessa proposta do Exame Nacional do Ensino Médio […] Justamente nesse local privilegiado, que é o plenário da Assembleia Legislativa. Aqui se decidem o destino dos paranaenses e esses meninos e meninas terão oportunidade de, nos púlpitos, realizarem os seus discursos. É um momento de extrema validade. É um dia histórico pra nós”.
O vice-reitor da Uninter e diretor financeiro da Fundação Wilson Picler, Jorge Bernardi, esteve presente para prestigiar, e salienta o número de estudantes que são beneficiados com o projeto. “Esse ano são mais de duzentos mil estudantes que estão participando, ou seja, estão tendo aulas gratuitas. Cerca de quinhentas aulas que preparam os estudantes para o Enem”.
A presidente do Instituto Eureka, Regina Luque, relembra os alunos que já passaram pelo projeto e foram bem na redação. “Nós já ouvimos muitos estudantes que já se formaram no ensino médio e estão hoje no ensino superior, nos dizendo ‘consegui tirar uma nota excelente no Enem porque lembrava passo a passo do que eles se prepararam para estarem debatendo aqui’”, recorda.
Wojciecowski salienta a relevância do Debatedores para a trajetória educacional dos alunos. “Eu acho importante, porque a gente está dando uma ajuda para todos os alunos conseguirem alcançar melhores resultados no exame do Enem. É importantíssimo para a escalada deles em direção à Universidade”.
Para a chefe da divisão educacional do Colégio Estadual do Paraná, Maria Eleniz Ferreira Elias, o debate foi um momento de orgulho devido à apresentação dos estudantes e pelo trabalho realizado pelos professores. “Foi uma emoção muito grande participar hoje, acompanhar o debate dos nossos alunos, e poder ver o fruto de todo acompanhamento e trabalho que os professores têm feito com nossos alunos. Saio daqui com o coração alegre, feliz, por ver que muito mais do que vitória ou não, os nossos alunos estão desabrochando, aprendendo e com certeza vão ter uma redação nota mil”, afirma.
De acordo com os estudantes que participaram da competição, a experiência foi enriquecedora, agregando tanto na vida acadêmica, quanto pessoal. Integrante do time de debatedores do colégio João de Oliveira Franco, Nicolas Taveira, de 17 anos, revela que viveu no evento experiência única. “Nunca pensei que uma pessoa como eu estaria em um lugar desse. Eu sinto que não estou só eu, mas carregando outras pessoas comigo”.
O primeiro debate foi vencido pelo Colégio Alcyone Veloso; no segundo debate, o vencedor foi Jayme Canet, e no terceiro, Dom Orione. O quarto debate teve como vencedor Jayme Canet, enquanto o quinto foi ganho por Dom Orione, e o sexto debate foi vencido pelo Colégio Estadual do Paraná.
Luis Gustavo Macagnan, 17 anos, estudante do Colégio Estadual do Paraná e vencedor do sexto debate da manhã, considera a participação no evento um grande passo em sua trajetória e recompensador para o colégio. “Foi uma honra enorme participar desse evento. Foi muito satisfatório nossa liderança, vencer esse debate e, a princípio de tudo, ter participado. Construir tese, entender o cenário contemporâneo foi essencial, então é tudo muito gratificante para a nossa equipe e o nosso colégio”.
Quatro dos seis colégios participantes da semifinal estarão presentes na final da competição, que acontecerá no dia 7 de novembro para disputa de medalhas. Dois disputarão a medalha de bronze, e dois concorrerão as medalhas de prata e ouro.
Edição: Larissa Drabeski
Créditos da fotografia: Juliana Telesse