14/11/2025
Barbara Carvalho – Equipe CNU
Milhares de estudantes da rede pública de ensino de Curitiba e região metropolitana participaram de uma imersão intensiva de conhecimento no Aulão de Véspera Pré-ENEM, realizado no último dia 08 de novembro. Promovido pela Fundação Wilson Picler e Instituto Eureka, com o apoio da Uninter, o evento reuniu mais de 1.700 estudantes de mais de 40 colégios.
O evento reforça uma tradição educacional, conforme destaca Marlus Geronasso, coordenador do curso preparatório para o ENEM da Uninter. “O Aulão de Véspera é uma tradição nossa desde 1998. Este processo vem se consolidando até chegarmos a esse momento, sendo o maior aulão do Estado, e que traz uma energia positiva para o dia da prova”, explica Geronasso.
Erick Batista, professor responsável pela temática de língua inglesa, enfatiza que esse tipo de evento propicia aos alunos uma vivência que vai muito além da sala de aula. “Nesse mundo, ele consegue aprender, experimentar, vivenciar coisas que ele nunca teve essa oportunidade antes. E eu acredito que isso é o motivo principal de nós estarmos aqui hoje, dar oportunidade aos alunos e ter o privilégio também de ensiná-los”.
De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2025, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) recebeu 4.811.338 inscrições, das quais 1.390.815 são de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública. Para muitos, ter um reforço antes de prestar a prova traz alívio e benefícios, como relata Arthur Palacio (17), aluno do Colégio Estadual Júlia Wanderley: “Não é como se fosse um estudo, mas ele é um reforço para a gente entender tudo que a gente fez esse ano. Então, é muito importante a gente estar aqui”.
Docentes da Uninter trouxeram conhecimentos essenciais em Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Redação, cumprindo o propósito da instituição de estabelecer uma ponte de acesso ao ensino superior para a comunidade.
O reitor da Uninter, Benhur Gaio, ressaltou o impacto social da iniciativa. “O professor Marlus, com essa iniciativa e com o apoio da Fundação Wilson Picler, vem ao longo dos anos dando oportunidade para jovens, principalmente carentes, de se qualificar para fazer um ENEM com grandes resultados e obter uma vaga em uma universidade, inclusive na própria Uninter. Nós temos muitos alunos que são oriundos deste projeto”.
Debatedores Nota Mil 2025
Intercalada à programação do Aulão, aconteceu a final do projeto Debatedores Nota Mil 2025, uma iniciativa focada em aprimorar as habilidades de debate e argumentação dos estudantes, essenciais para a redação do ENEM. O debate, que seguiu a estrutura de uma redação nota mil, abordou temas de relevância nacional, como a internação de dependentes químicos e a implantação da Lei 14.945/2024 sobre o Novo Ensino Médio.
Segundo César Augusto Cruz, professor da Uninter e integrante da equipe pré-ENEM, o projeto é crucial: “O debate revela a importância desse projeto para esses alunos, porque nem todos têm acesso a um cursinho pré-vestibular ou a uma educação que foque na preparação para o Enem”.
Os debates contaram com a mesa de jurados composta pelo coordenador do Núcleo da Infância e da Juventude, Fernando Redede Rodrigues; o coordenador Marlus Geronasso; o assessor da Diretoria da Uninter, Antonio Thadeu Wojciechowski; e professoras da rede estadual de ensino do Paraná.
O grande vencedor da edição foi o Colégio Estadual Jayme Canet, que conquistou a medalha de ouro. Já o Colégio Estadual Dom Orione levou a medalha de prata, e o Colégio Estadual Alcyone Vellozo, a de bronze.
“A importância dessa final é que foi um impulso a mais para tentarmos gabaritar, tirar nota 1000 na redação do Enem. Todo o preparatório, todos os discursos e a própria estrutura do nosso debate é vinculada a essa prova. Então, a partir do momento que a gente está ali trabalhando em conjunto, a gente tem um monte de repertório para utilizar em uma possível redação”, relata Luis Gustavo Padilha, aluno do Colégio Estadual do Paraná e participante do Debatedores.
A realização do Aulão de Véspera e do Debatedores Nota Mil reforça o compromisso das instituições com a democratização do acesso à educação de qualidade, preparando os jovens da rede pública para os desafios do Exame Nacional do Ensino Médio. A presidente do Instituto Eureka, Regina Luque, celebrou o desempenho: “Os estudantes que participam do Debatedores já têm um texto redacional mais consistente, pois aqui eles começam a praticar a oratória e a redação.”
As palestras e o debate contemplaram não somente os alunos presentes no local, mas também mais de 180.000 estudantes em todo o país que puderam acompanhar o evento de forma on-line, pelo canal do Grupo Uninter no YouTube.
Edição: Larissa Drabeski
Créditos da fotografia: Barbara Carvalho