4/11/2025
Nayara Rosolen – Equipe CNU
O Coro Margareth Picler deu início às atividades do 27º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), que acontece em Curitiba (PR), até o dia 7 de novembro. A Uninter, em parceria com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), é a organizadora e primeira instituição de ensino superior privado a sediar parte do evento, no polo Carlos Gomes e no campus Divina Providência.
A programação ainda faz parte do 2º Congresso Híbrido: Pesquisa e Prática Presencial, realizado pela Escola Superior de Educação Humanidades e Línguas (ESEHL), com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da ABEM.
Os participantes foram recepcionados por representantes das instituições de ensino superior e da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Dentre eles, o presidente da ABEM, Mário André Wanderley Oliveira, o vice-reitor da Uninter, Jorge Bernardi, a diretora da ESEHL, Dinamara Machado, e o presidente da Fundação Wilson Picler (FWP), Luciano Frontino de Medeiros.
O espetáculo de abertura da noite foi realizado pelo Coro Margareth Picler, regido pela maestrina e uma das organizadoras do evento, Jeimely Bornholdt, o Coro é promovido pelo curso de Música da ESEHL, com apoio da FWP. O grupo se apresentou com um repertório composto por músicas nacionais e estrangeiras.
A Educação musical, mundo do trabalho e construção de uma sociedade democrática, tema desta edição, também foi o debate da conferência de abertura, conduzido pela professora Kelem Ghellere Rosso, do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e da UFPR, com a professora Tainá Façanha, da Universidade Federal do Pará (UEPA), na mediação.
Além dos painéis temáticos e mesas redondas que acontecem no auditório da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), o polo Carlos Gomes da Uninter recebe 18 cursos nas manhãs de 4, 5 e 6 de novembro, nos quais os participantes puderam se inscrever, e 18 salas de apresentações dos GTEs no período da tarde, onde são expostos os trabalhos aceitos. Ao todo, foram 520 pesquisas submetidas de todo o Brasil para o evento.
Ainda nesta terça-feira, 4 de novembro, a Orquestra Uninter realiza uma apresentação especial para o Congresso, a partir das 20h, no auditório do campus Divina Providência. O evento segue até a tarde de 7 de novembro, com uma sessão de encerramento conduzida por Dinamara, intitulada “Emancipação pela educação musical: vias para a construção de uma sociedade democrática”.
Confira a programação presencial completa e acompanhe as transmissões pelo Youtube.
Edição: Larissa Drabeski
Créditos da fotografia: Nayara Rosolen