25/11/2025
Madson Lopes – Equipe CNU
A democratização do conhecimento e projetos que inspiram mudanças marcaram o 5º Prêmio Top Inovação Uninter. A cerimônia de premiação foi realizada no Campus Divina Providência, em Curitiba (PR), em 8 de novembro. Mantida pela Fundação Wilson Picler (FWP) e organizada pela área de Pós-Graduação da Uninter, a iniciativa destaca as ações que trazem benefícios reais para a sociedade.
A abertura do evento contou com a apresentação da Orquestra Uninter, que interpretou o Hino Nacional Brasileiro, e com uma palestra ministrada pela especialista em projetos de inovação Daniele Souza Nunes. Além de professores e candidatos, participaram do evento o vice-reitor da Uninter, Jorge Bernardi; o presidente da FWP, Luciano Frontino de Medeiros; o reitor, Benhur Gaio; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Nelson Castanheira; e demais autoridades.
Esta edição alcançou um número recorde de participantes: 248 inscrições e 153 postagens, representando um aumento de 71% e 64%, respectivamente, em relação às edições anteriores. “Mais do que números, o Top Inovação coleciona histórias de pessoas que ousaram pensar diferente, de organizações que desafiaram as práticas organizacionais”, disse Thais Marion, da comissão organizadora, durante sua fala de abertura.
Para garantir uma competição mais justa, este ano as categorias foram reduzidas a apenas cinco: Empresa, Indústria, Pessoa Física, Setor Público e Terceiro Setor. Também houve mudanças na abordagem avaliativa, que adotou o formato storytelling tanto na parte escrita quanto na defesa oral. Essa proposta permitiu que os candidatos contassem, por meio de histórias reais, o impacto de suas ações.
O grande destaque foi o projeto SENAI Play, vencedor na categoria Terceiro Setor e melhor projeto geral. Representado por Laíse Caldeira Pedroso (DF), a plataforma leva conteúdo gratuito por meio de cursos em vídeos, textos, podcasts e até pelo WhatsApp. Ao facilitar o acesso ao ensino, Caldeira afirma que a iniciativa abre caminhos para a educação. “Esse prêmio é de toda uma equipe que acreditou na democratização da educação em nosso país, que acreditou que a educação pode ser gratuita, acessível e de qualidade”, comemorou.
Os demais vencedores seguiram a mesma linha de levar inovação com impacto social. O projeto Comunicação Unificada com Passageiros, de Marcel Minotelli (SP), venceu na categoria Empresa ao modernizar a comunicação entre estações, veículos e centrais metroferroviárias. Na Indústria, destaque para Identificação de Carregamento, de Welington Portes Dias (MG), que desenvolveu um sistema visual para agilizar o transporte de minérios. Cientistas do Amanhã, de Raíssa Castro (RS), venceu na categoria Pessoa Física por incentivar jovens a criar soluções inspiradas nos ODS. Já o Polícia Militar Mirim (RR) conquistou o prêmio no Setor Público por aproximar a corporação da juventude.
E pelo segundo ano consecutivo, o Polo Garcez, de Curitiba, alcançou o maior número de inscrições homologadas.
O vencedor geral leva o troféu nacional, certificado e bolsa integral em curso de pós-graduação lato sensu da Uninter. Os vencedores das categorias receberam troféu, certificado digital e curso de extensão da instituição. Já o polo vencedor garantiu uma premiação especial de incentivo e divulgação.
Este ano, O Top Inovação recebeu projetos de 26 estados brasileiros, com destaque para Paraná, São Paulo e Minas Gerais, responsáveis pela maior parte das inscrições. O alcance internacional também foi ampliado, com a participação de um projeto vindo dos Estados Unidos.
“Essa grande quantidade de projetos de inovação que já deram certo, que foram criados, desenvolvidos e implementados, nos mostra que esse segmento inovador no Brasil está em pleno vapor e que, por meio deste prêmio, estamos incentivando cada vez mais instituições, empresas e estudantes a participarem”, disse Benhur Gaio, celebrando o recorde de inscrições.
Para Luciano, presidente da FWP, isso demonstra a consolidação da premiação após cinco anos de existência. “Realmente, a gente está tendo uma influência, uma visão por parte da sociedade da forma como estamos incentivando o Top Inovação, de maneira que venhamos a promover projetos em prol de benefícios a causas sociais”.
Quem cruzou o país para estar na cerimônia comprova essa influência. O candidato João Paulo e sua equipe vieram de Mucajaí, Roraima, para buscar o prêmio da categoria Setor Público. “A gente fica muito feliz de saber que nosso projeto foi contemplado com esse prêmio. Mas eu quero parabenizar a Uninter pela organização do evento. Aqui é a materialização de onde os senhores chegam”, salientou João Paulo.
Palavras recebidas com fortes aplausos da comissão organizadora, que se dedica o ano inteiro e, enquanto coroa os atuais vencedores, já vislumbram os próximos. “A sexta edição já está por aí, estamos planejando e esperando por você, tanto quem já participou quanto quem ainda não participou. Sabemos que há muitas ações fazendo a diferença no Brasil e fora dele, e o Brasil e o mundo precisam desses agentes de inovação”, convidou Marion.
Edição: Larissa Drabeski
Revisão textual: Nayara Rosolen
Créditos da fotografia: Barbara Carvalho